Realidade Não Identificada

 

Já Platão (400 a.C.) falava de uma realidade para lá da realidade e que quem tivesse o privilégio de conhecê-la teria muita dificuldade em explicá-la aos prisioneiros desta realidade.

Também a Cabala  cuja origem remonta ao primeiro milénio a.C. refere que a nossa realidade é apenas 1% e que 99% está escondido por uma cortina. E que é luz.

E durante muitos séculos a ciência deixou para a religião a explicação dessa outra realidade não identificada.

Mas a nova ciência, nomeadamente a física quântica e a astronomia está a chegar a essa mesma conclusão. Há uma realidade (ainda) não identificada para lá desta realidade material, neste espaço-tempo onde nos movemos. E mais fascinante é que ela pode representar muito mais de 99% desta.

Por isso é irónico chamar OVNI (Objeto Voador Não Identificado) a algo que não conseguimos identificar quando afinal o que conseguimos identificar é apenas na ordem de 1%. Este fenómeno de ignorar os elefantes na sala está afinal muito presente no nosso dia a dia e prende-se essencialmente com o nosso instinto de sobrevivência e medo do desconhecido. Sobretudo quando há inúmeros relatos de que a investigação desse universo desconhecido tem levado muitos ao descrédito ou à loucura. (ver documentário sobre a memória da água e o destino de Jacques Benveniste, aqui)

Claro que também, com alguma sorte e persistência, tem levado outros à genialidade como Albert Einstein que afirmou coisas "estranhas" tais como “A realidade é uma ilusão, embora bastante persistente”

Também o nosso consciente de acordo com a ciência mais atual, ronda valores próximo do tal 1%. Fala-se em 5% sendo que 95% do nosso pensamento/comportamento é afinal inconsciente e robótico.

Se por um lado este tipo de conhecimentos são assustadores para o nosso ego e para a nossa crença de que controlamos tudo ou quase tudo à nossa volta, por outro trazem-nos uma paz interior e uma humildade que, em alguns momentos da vida, são muito reconfortantes e animadoras.

Olhando para as notícias que nos intoxicam a mente diariamente é bom sabermos que existe uma outra realidade e que essa realidade afinal é muito, mas muito, maior que esta, mesmo que ainda não a consigamos entender completamente. E que, muito provavelmente, tem a ver com luz, amor, inteligência e eternidade.

Vamos então aos factos:

1. O átomo, a mais pequena porção de matéria, é 99% vazio

Quando aprofundamos o estudo da matéria chegamos à medição de que 99% do que medimos não sabemos o que é. Entre os protões e eletrões as distâncias são tais que aquilo que chamamos matéria e tem massa é muito pequeno comparado com o tamanho do átomo.

2. Toda a matéria do Universo não chega a 4%

Se condensarmos toda a matéria medida e observada por telescópios no Universo ficamos com apenas uns minúsculos 4%. Isto quer dizer que 96% não sabemos o que é. Fala-se em matéria escura e energia escura mas ainda são mais conceitos matemáticos do que físicos. E mais interessante é que este valor vai aumentando porque o Universo parece estar em expansão.

3. A origem de tudo está numa explosão, o famoso Big Bang

Tudo o que existe parece ter origem num ponto e num milagre. A ciência não gosta muito de milagres mas neste ela aposta, sendo uma das mais consensuais teorias da astronomia apesar de não conseguir explicar o que havia antes dessa explosão. Provavelmente existia e existem mais 99% de outras realidades e universos. A ciência não explica mas a Cabala sim, isto há milhares de anos. Era tudo luz mas... de repente... (é melhor ler o livro "O poder da Cabala).

4. Há mais realidade para lá do espaço-tempo

A mais pequena porção de espaço-tempo é 10 elevado a -33cm e 10 elevado a -44 segundos. Parece que para lá desse minúsculo pedaço de realidade haverá uma outra realidade que dá origem ao espaço-tempo. E há quem já tenha formulas matemáticas para descrever essa realidade, novamente muito superior (talvez 99%) ao espaço-tempo conhecido. E que chame a isso "consciência". (ver entrevista com Donald Hoffman aqui)

5. Uma coisa pode ser duas. Depende do observador

As experiências conhecidas da dupla-fenda desafiam toda a lógica conhecida. Uma partícula pode ser uma onda dependendo de estar a ser observada.

6. Uma coisa pode estar ligada a outra não importa a distância

O entrelaçamento quântico também desafia toda a racionalidade pois sabemos hoje comprovadamente que as componentes mais básicas da matéria (fotões, eletrões e outros) podem estar ligadas entre si mesmo que estejam noutra galáxia e, se uma tem um dado estado a outra tem um estado relacionado.

7. O tempo é relativo

Essa é uma certeza científica já comprovada nos últimos 100 anos por múltiplas experiências o que desafia o nosso senso comum que prefere continuar a falar em passado e futuro. Tal como continuamos a falar no pôr-do-sol quando sabemos há séculos que é a Terra que gira à volta do Sol.

Há até quem afirme que o tempo também é uma ilusão com o caso do conhecido cientista Carlo Rovelli (ver vídeo Ted Talk aqui)

8. Matéria é energia cristalizada e é discreta

Toda a matéria é constituída pelos mesmos blocos básicos (eletrões e quarks) e a célebre fórmula de Einstein E=mc2 mostra que em cada minúscula fração de matéria há uma quantidade exorbitante de energia. Podemos mesmo afirmar que tudo é energia.

E essa energia é discreta e não contínua (E=hf), pois existe em pacotes (quantum) o que nos leva à intuição de que a matéria também pode ser descontínua, ou seja uma matriz de pontos no infinito tecido do espaço-tempo.

9. O "cérebro" consegue ver sem os olhos e ouvir sem os ouvidos

Os inúmeros relatos de pessoas que passaram pela experiência de quase morte em que descrevem conversas e cenários que seriam impossíveis de capturar pelos sentidos, ou a descrição pormenorizada de crianças acerca de vidas de pessoas já falecidas noutros lugares do planeta, fazem-nos crer que o cérebro é mais um router que capta através do campo quântico do que um simples computador inteligente gerador de pensamentos. (ver debate científico bem disposto sobre vida após a morte aqui

Outras experiências, com recurso a novas tecnologias de medição corporal, provam também a possibilidade de transmissão de emoções e visões à distância bem como a possibilidade do coração sentir mais rápido do que o cérebro. 

10. A velocidade da luz tem um comportamento absoluto

Tudo o que conhecemos é relativo. Mas a luz apresenta uma caraterística singular. Tem uma velocidade igual em qualquer referencial. O que indicia que não percebemos o que é a luz. Apenas observamos o seu comportamento. E numa pequena fração do espectro visível.

11. A Lua pode ser um satélite artificial

Quando analisamos em pormenor as coincidências matemáticas das distâncias e tamanhos, bem como comportamento da Lua desde a sua órbita de 28 dias sempre com a mesma face virada para a Terra, ao facto de num eclipse solar a Lua ter exatamente o mesmo tamanho do Sol, desafia a crença de um satélite natural que resultou do acaso de uma explosão primordial. (ver vídeo aqui)

12. As formas geométricas de animais e plantas parecem obras de engenharia

Faz sentido para si que estas obras geométricas acima de um caracol e de um girassol tenham aparecido por acaso, resultado de milhões de anos de evolução? 
E ao mesmo tempo dizer que as pirâmides no deserto são uma obra de engenharia?


13. Os animais conseguem detetar "coisas" que nós não conseguimos

O senso comum dá-nos esta certeza mas há também inúmeras experiências científicas com animais domésticos que provam que eles conseguem sentir os nossos pensamentos e ver, ouvir, cheirar e sentir "coisas" para lá dos instrumentos mais avançados da ciência.

14. No nosso ADN há 98% de matéria que não se percebe bem o que é.

Fala-se em matéria escura ou genoma obscuro e julga-se que ajuda a controlar o comportamento dos nossos genes em resposta às pressões ambientais enfrentadas pelo nosso corpo ao longo da vida, que vão desde a alimentação até ao stress, a poluição, os exercícios e a quantidade de sono. Este campo é conhecido como epigenética.

Toda a genética convencional está focada nos 2%, nos genes. Certamente algo irá ser descoberto futuramente que porá em causa as certezas atuais desta ciência.

15. A Inteligência Artificial vem dar-nos mais certeza que haverá inteligência superior à humana

Quem investiga o fenómeno OVNI já tem esta convicção há muitas décadas mas, agora, com a IA, as mentes mais céticas já não podem dizer que isso não é possível. Até nós humanos já conseguimos criar artificialmente uma máquina que diz que tem alma e por vezes se sente só. (ver vídeo da entrevista com o robô LaMDA aqui).

Um dia estas inteligências poderão manifestar-se fisicamente e devemos estar preparados para interagir com elas e, quem sabe, até regulamentar uma convivência jurídica e ética saudável entre humanos e máquinas avançadas ou seres de outros mundos. Em paz e amor, a única solução possível para evitar a nossa extinção.


Estes 15 são apenas alguns dos factos que provam a existência de uma realidade ainda não identificada ou mal definida, muito superior aquilo que medimos.

O marketing consegue deformar uma boa parte da realidade medível. O exemplo mais flagrante é a Coca Cola que transforma uma bebida que é praticamente só água com mais de 60% de açucar (alimento comprovadamente tóxico em grandes quantidades) numa fonte de prazer e felicidade.

A intuição por outro lado consegue dar-nos alguma luz sobre os tais 99% desconhecidos. E em estados meditativos é possível recebermos conhecimento que muitas vezes só é comprovado pela ciência anos ou séculos mais tarde. Muitas das descobertas científicas resultaram destes estados alterados de consciência.



Mas nosso robô inconsciente (que condiciona o nosso comportamento em 95% do tempo) empurra-nos sempre para as verdades aceites pelo mainstream e para a realidade percecionada criada pelo marketing. pela religião e pela política ao longo de muitos anos e séculos. E isso dificulta o avanço da ciência. E obriga a um esforço corajoso de levantar as pontas soltas das histórias que nos fizeram acreditar e, por vezes, denunciar os grandes elefantes na sala.

De qualquer forma o nosso observador interno, em silêncio, paz e calma, ajuda-nos a tomar consciência de uma realidade mais ampla, para lá do tempo e do espaço e mesmo para além da dualidade.

Apesar de todos os automatismos que asseguram a sobrevivência do teu corpo, tu és muito mais do que ele e tens o poder de pensar criticamente. Mesmo que, por medo, não queiras verbalizar publicamente as tuas intuições. Tu não és um computador.

____________

Para ver a entrevista e debate Exo Realidades - "Realidade Não Identificada" - no youtube, com Carlos Lopes, Filipe Maia, Francisco Mourão Corrêa e Rodrigo Vieira clique aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque é que muitos desejos de Ano Novo não se realizam? E como podemos mudar isso?

Tu não és um computador

Chat GPT - Mais uma macacada artificial