Chat GPT - Mais uma macacada artificial


Após milhões de anos de evolução aleatória de células apareceu o Homem na Terra e com ele a maior inteligência conhecida em todo o Universo até ao momento. Huaau! Grande Homem! Grande coincidência! Em tanto ser vivo rico e variado logo fomos nós os eleitos para o lugar cimeiro da inteligência global cósmica.

E, não satisfeita com tamanha sorte do acaso, essa sumidade humana, fazendo uso dos seus super poderes mentais e materiais, está agora prestes a conseguir em poucas décadas construir artificialmente uma inteligência quase tão inteligente quanto a sua.

Coitada da Natureza, tão lenta, pobre e atrasada, comparada com o Homem. Milhões de anos para criar uma coisa que afinal se consegue criar em menos de 100 anos.

O problema, dizem, é que essa nova inteligência já está a superar a inteligência humana. Pois ninguém tem dúvida que a inteligência humana é a maior do Universo, certo?

O novo Chat GPT com os seus textos, imagens e sons gerados com inteligência artificial faz hoje as delícias dos humanoides, tanto dos mais inteligentes como dos outros que os seguem. Tanto para sonhar com um mundo melhor como para temer o pior para a humanidade.  Mais um motivo para mais uma crise do sistema e para alimentar o medo e facilitar o controle entre humanoides. Escravizando uns e enriquecendo outros. Tal como há 80 ou 100 anos com o aparecimento dos primeiros automatismos, dos medicamentos embalados e a descoberta da energia atómica. Há 500 anos com a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Ou há 10.000 anos com a descoberta do fogo.

Claro que, graças às novas tecnologias, vivemos hoje, genericamente, de uma forma mais confortável aqui no nosso cantinho europeu. Mas podíamos ter feito muito melhor se não dessemos tanto poder aos supostos donos dessas tecnologias e dos recursos naturais que são de todos.

Lamento informar mas:

- A tecnologia não é uma criação humana. É uma descoberta e respetivo aperfeiçoamento ou cópia rudimentar de alguma coisa criada por alguma inteligência superior que criou o Cosmos, a Natureza e também o minúsculo robótico biológico bípede em bicos dos pés que se julga o rei da criação.

- A criação já existia antes de existir o homem. O homem não é muito provavelmente o ser mais inteligente do Universo. E isso é assustador. Tal como a ideia de estarmos sós no Universo, mas esse é um mal menor do qual nos convencemos, porque é muito menos assustador.

- E provavelmente quem o criou este robô biológico cria outro se ele se destruir. A partir do fogo, terra, água e ar.

- O Chat GPT visto do cosmos não passa de uma brincadeira. Embora possa ser útil para resolver algumas das feridas que os seus criadores criaram à Natureza, especialmente nos últimos 100 anos. Se eles quiserem.

Com tanta tecnologia e tanto computador e, apesar dos enormes avanços em muitos domínios nas últimas décadas (toda a gente tem um telemóvel e um automóvel), continua a haver em muitas sociedades, uma pirâmide social e uma competição generalizada, com ganância desmesurada e desigualdades gritantes, simplesmente porque os humanos se deixam levar pela história de que é o homem que cria tudo isso e merece ser premiado em função do seu domínio de certas tecnologias e recursos. Grande história. Grande Hollywood. Grande Marketing.

A tecnologia, quando bem usada, é sim a melhor amiga do homem. Cabe à sociedade civil (ou aos governos locais ainda não capturados por outros interesses macroeconómicos) exigir o seu adequado uso para proteção da Natureza e a preservação dos ecossistemas vitais à vida natural equilibrada e saudável neste jardim do sistema solar, o nosso lar.

Acredito que é possível. O Chat GPT pode ajudar ou prejudicar. Depende de nós.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu não és um computador

Porque é que muitos desejos de Ano Novo não se realizam? E como podemos mudar isso?