O poder do Marketing


Dentro da minha vasta experiência profissional, houve um evento, talvez o mais marcante, que me deu a perceber o avassalador poder do marketing e que vou aqui descrever sucintamente.
A empresa onde trabalhava tinha um produto para poder ser usado por todos os funcionários públicos, cerca de 700 mil na altura. O Estado tinha recusado o nosso produto em favor de um outro produto de outra empresa, 5 anos antes. E eu sabia das enormes dificuldades de colocar os 700 mil funcionários a usá-lo.
Num jantar de gala, sobre gestão de projetos, com mais de 200 convidados, empresários, gestores públicos e privados, diretores de sistemas de informação, consultores, etc. o presidente do organismo que adquiriu esse produto fez uma apresentação onde falou da evolução do projeto. E com a maior das calmas e naturalidade, com um PowerPoint bem vistoso, perante uma audiência tão distinta, e com os números bem projetados no ecrã gigante, disse algo como:
"Já temos 1200 funcionários a usar este produto, com o maior sucesso"
1200??? em 700 mil??? ao fim de 5 anos???
Fiquei perplexo. Apetecia-me gritar. Mas como? Era eu que iria ficar mal visto. Eu era o representante da empresa que tinha perdido o negócio. 
Ninguém reparou que 1200 em 700 mil representava nem 0,2% do total. Que o que estava a ser apresentado era um projeto altamente fracassado, com roupas de grande sucesso.
Daí em diante comecei a estar mais atento às apresentações vistosas, tanto em conferências como nos meios de comunicação de grande audiência, como a televisão, e a encontrar inúmeras mentiras e deturpações da leitura dos números que passam, todos os dias, despercebidos à maioria das pessoas. E comecei a ver a quantidade de pessoas que se comportam como zombies, a acreditar em tudo o que vêm e ouvem nos meios de comunicação, sem questionarem e até a aplaudirem.
Resolvi colocar num livro algumas histórias que possam ajudar-te a abrir os olhos para detetares essas enormes mentiras ou, se preferires, a continuar encandeado com o brilho do marketing, deixando-te levar pela corrente, sem questionar, acarretando com as consequências de tal atitude.
Tu não és um computador. 
Observa atentamente no teu silêncio interior, os acontecimentos à tua volta, em contacto com a verdade que habita em ti. E medita sobre este poder do marketing, que, obviamente, tem também o seu lado positivo e nos encanta com histórias de verdadeiro sucesso e produtos fantásticos que tornam a nossa vida e o nosso mundo muito melhor.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu não és um computador

Porque é que muitos desejos de Ano Novo não se realizam? E como podemos mudar isso?

Chat GPT - Mais uma macacada artificial