A hipocrisia é involuntária. Perdão e aceitação são a solução.

A hipocrisia não é uma ação voluntária mas sim uma consequência cármica inconsciente para limparmos a nossa consciência.



Sabemos que é o nosso inconsciente que comanda a nossa vida em mais de 90%. O nosso cérebro funciona quase sempre em modo robótico. Diz a ciência, que é para poupar energia. Por isso, muito do que nós fazemos não é voluntário mas sim uma resposta a programação previamente instalada. Pela genética, pela sociedade, pela família, pela escola, pela media, pelo marketing e até mesmo por razões transpessoais ainda não conhecidas da ciência.

Por isso, como diz Nietzsche, "não há nada mais hipócrita que a eliminação da hipocrisia". Há apenas que aceitá-la e reverenciá-la pois é um mecanismo natural de reposição da justiça sobre injustiças algures cometidas.

Avatar 2

O filme Avatar 2 é um exemplo de como o povo americano, proveniente de todas as partes do mundo, originalmente de Inglaterra, que dizimou a população indígena local (os índios) e que durante décadas criou filmes em que o cowboy era o herói, tem agora necessidade de gastar 250 milhões de dólares numa grande metragem que mostra muito amplificada toda a violência cometida com armas de fogo contra tribos que vivem em harmonia com a Natureza.


Ambiente

Também são inúmeras as iniciativas de branqueamento das ações que destroem ou desequilibram os frágeis ecossistemas naturais. Por exemplo as empresas petrolíferas, a indústria automóvel ou as companhias aéreas a dizerem que são amigas do ambiente quando são das principais responsáveis pelas suas feridas, há mais de 100 anos, a promover a queima de combustíveis fosseis. Mas ainda bem. A pouco e pouco pode ser que liderem a mudança ambiental essencial para a nossa sobrevivência porque se não houver humanidade nem Natureza o negócio deles também acaba.


Riqueza

Normalmente alguém que consegue acumular uma riqueza escandalosa durante anos, em esquemas piramidais, com métodos pouco justos, sobretudo na exploração desequilibrada de recursos humanos ou recursos naturais, tem uma enorme necessidade de criar uma fundação ou participar em ações filantrópicas que limpem a sua consciência de todo o mal causado. São inúmeros os exemplos de ações patrocinadas por essas fundações ou entidades supostamente idóneas e promotoras do bem, com dinheiro muitas vezes sujo, proveniente de crime, jogo ou injustiças. Mesmo sabendo que as ações de caridade são habitualmente para tentar minorar os problemas provocados pela ganância, enquanto não resolvermos a ganância ao menos que ela provoque menos estragos.


Natal

O Natal é a festa da família, a festa dos presentes e dos relacionamentos amorosos. Mas porque é que não dura todo o ano? A pressão diária de uma sociedade extremamente competitiva, exercida sobre todos nós e em especial sobre as crianças, precisa de um escape hipócrita. Imaginem o que seria de nós sem o Natal. Aceitemos pois esta época de consumismo extremo e mensagens amorosas plásticas de Boas Festas, enquanto não conseguimos eliminar toda a ganância e agressividade verbal ao longo do ano. Há muitos movimentos a florescer na humanidade que promovem um espírito natalício durante todo o ano. Procura, de mente aberta, essas experiências. Muitas delas são baseadas em civilizações ancestrais que floresceram durante muitos séculos, baseadas na cooperação humana e respeito pelas leis da Natureza.


Subsídios

Um governo que durante algum tempo consegue acumular riqueza proveniente de impostos excessivos resultantes de crises que ele próprio ajudou a criar, tem também necessidade de oferecer subsídios aos seus cidadãos. Até mesmo os apoios europeus ou os fundos monetários mundiais são ações hipócritas com o fim de controlar as políticas dos países recetores. Como diz Agostinho da Silva, a Europa deve muito a Portugal pelos descobrimentos portugueses e por isso, para pagar essa dívida histórica, a oferta de algum dinheiro seria o mínimo que podiam fazer por nós. Não devemos nada.


Saúde

Também há muita hipocrisia na área da Saúde e medicina. Por coincidência o pai da medicina chamava-se Hipócrates. Lançam-se medicamentos para tratar doenças provocadas por outros medicamentos numa espiral de negócio crescente para alimentar acionistas gananciosos. E depois fazem-se gigantescas campanhas de marketing e publicam-se estudos para demonstrar o valor desses medicamentos para o bem comum. Atrevo-me a dizer que a maioria das doenças atuais são provocadas pelo stress e por uma forma desequilibrada de vida ao longo de muitos anos e por muitos químicos injetados diariamente no nosso corpo. Enquanto não se promover e instalar uma forma de vida que promova mais a saúde em harmonia com a Natureza, em vez de se criarem verdadeiras instituições militares de combate à doença, deixemos lá os médicos irem prescrevendo e as farmácias irem vendendo inovadores e criativos químicos que metade curam e metade destroem a nossa saúde.


Alimentação

Se ainda morre muita gente à fome no mundo, estou convencido que o número de mortes por excesso de comida e má nutrição é hoje muito superior. Então foram inventados uma série de suplementos e produtos alimentares e dietéticos que, de vez em quando, tomamos para limpar a nossa consciência das porcarias que ingerimos a maior parte do tempo. Desde a Coca Cola zero até ao pão de quinoa, passando pela água filtrada em máquinas sofisticadas ou as cápsulas de Vitamina D ou Ómega 3, os antioxidantes, o Tofu e o arroz integral. Fazemos uns regimes mais ou menos rigoroso durante 5% do tempo e nos outros 95% empanturramo-nos de carne, doces e alcóol. 


Exercício físico

Vivemos vidas sedentárias 95% do nosso tempo, com todo o conforto de cadeiras, escadas rolantes e elevadores, automóveis e máquinas de lavar, horas a fio com a cabeça cravada num ecrã e depois vamos 1 hora por semana a um ginásio ou fazemos uma caminhada de 10Km e, já está. Enganamos a nossa mente. Mas o corpo não. E o negócio da Saúde e Alimentação está aí para nos ajudar na nossa hipocrisia.


Guerra

A hipocrisia está em todo o lado, desde a justiça à educação, da política à economia e da religião ao marketing. Mas talvez a maior de todas seja a hipocrisia da guerra. Um país muitas vezes superior a outro em dimensão e armamento acusa o pequeno de que tem armas que não devia ter e com isso acha-se no direito de o invadir. O país grande clama por apoios dos seus aliados e o pequeno também. E assim de iniciam as guerras, hipocritamente apelando ao direito de legítima defesa. A ideia de que "se queres a paz prepara-te para a guerra" é a desculpa para se comprar armamento e preparar exércitos. A ideia devia ser "se queres paz denuncia quem tem mais armas, quem as fabrica e quem ganha com isso". Hoje essa informação está disponível para quem quiser. Se queres paz tem coragem de divulgar esta informação: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_quantidade_de_armas_de_fogo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADses_com_armamento_nuclear

E perdoa-os porque não sabem o que fazem.


Karma

Já falei acima do exemplo do Avatar como um carma histórico que se pode explicar racionalmente. Mas há outros comportamentos cármicos que afetam a nossa vida pessoal diária. Paixões e ódios inexplicáveis, a pessoas ou outros seres vivos,  provenientes talvez de ligações transpessoais fazem com que tenhamos que colocar a máscara da hipocrisia muitas vezes ao longo da vida. Por exemplo uma memória (talvez de vida passada) contra uma dada raça ou religião, contra gatos ou contra o pólen das flores afetam a vida de muitas pessoas que reagem involuntariamente, por vezes com doenças físicas e alergias, ao lidarem com situações que tragam essas memórias ao inconsciente. A hipnoterapia dá conta destes programas, por vezes, de uma forma que parece mágica.

Enquanto não nos libertarmos da roda cármica de milhares de anos do "olho por olho, dente por dente", que poderá demorar anos a inverter, devemos ir, um a um, fazendo o nosso trabalho de crescimento pessoal e elevação de consciência.

A longo prazo o perdão e aceitação são a solução. A hipocrisia não. É apenas um remendo para acalmar a situação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu não és um computador

Porque é que muitos desejos de Ano Novo não se realizam? E como podemos mudar isso?

Chat GPT - Mais uma macacada artificial